Matheus Rezende's profile

Sporting - Ruben Amorim (Análise Tática)

   COMO JOGA A EQUIPE DO SPORTING DE RUBEN AMORIM? 13/03/24
OS DEFENSORES 

Impossível começar a falar sobre o sistema sem citar todos os zagueiros do Sporting. Inácio/Diamondé/Quaresma/Coates são ótimos nos passes entrelinhas, além da condução que irei destacar logo mais.
Esses passem tendem a ser para os médios que atuam em duplo pivot (Morita e Hjulmand) convidando o adversário a pressionar alto e se essa pressão for tão fundo a ponto de chegar aos zagueiros, os mesmos conseguem se livrar através do passe mais alongado.
Também podem chegar a Trincão/P.Gonçalves que atraem a marcação, levando até mesmo zagueiro e médios adversários. Deixando espaço para Gyokeres atacar em desmarque de ruptura, falarei sobre o sueco mais a frente.
Separei dois lances que resultou gol, onde a jogada nasce dos pés do zagueiro de forma indireta/direta. 1º gol com Inácio invertendo e Quaresma conduzindo, mostrando qualidade. O 2º gol com Inácio passando entrelinhas dentro da área.
Falando em qualidade, Quaresma me impressionou em todos os jogos que assisti. Muito resistente a pressão, ótimo controle da posse, inteligente nos passes e rápido.
SISTEMA TÁTICO

Amorim é adepto da saída de 3+2 os alas (Geny e Nuno) atacam na extremidade, já que (Pedro e Trincão) atraem a marcação adversária no meio. Aliado a isso, os passes dos defensores e médios são muito precisos, sendo muito vertical.
Verticalidade é uma das característica da equipe, passes sempre precisos, chegando com rapidez ao ataque. Poucos são os adversários que conseguem parar o Sporting atacando em velocidade, desde a organização ofensiva sempre muito preciso.
LIGAÇÃO DIRETA 

Outra forma de atacar o adversário são com as ligações diretas. Passes direto do defensores/médios ou recuperação e tentativa de bola longa, ai é que entra o sueco: Gyokeres
Gyokeres é tão forte e rápido que consegue sozinho temporizar as jogadas quando recebe esse passe um pouco mais aberto, dando tempo para a chegada dos companheiros para finalizar a jogada. Quando recebe em situação 1v1 ele mesmo tenta resolver.
MARCAÇÃO EM 5-2-3 

O Sporting utiliza uma estratégia incomum. A equipe convida o adversário a fazer um passe mais lateral, bloqueando totalmente o centro de jogo. Os círculos destacados na imagem são aonde tem mais espaço para o adversário tentar sair da pressão.
Geny e M.Reis ou Nuno a depender de quem atuar, tem o papel importante de finalizar essa ''armadilha''. Já que o adversário é convidado a lateralizar o passe, os alas precisam subir a marcação de forma agressiva não deixando espaço para a equipe progredir.
                                                                  Exemplos:
BLOCO ALTO DE MARCAÇÃO 3-4-3 

Quando resolve pressionar fundo. Pedro, Gyokeres, Trincão (Atacantes) Nuno e Geny (Alas) aliado a Morita e Hjulmand (Médios) bloqueam todas as saídas do oponente. Forçando a sair no chutão ou ser propenso a erros quando tentam sair em construção
Perceba no ritmo e intensidade de como essa pressão é feita.
 Pressiona > Recupera > Acelera para definir.
Para resumir: É uma equipe jovem de muito vigor físico, capacidade de pressionar num ritmo elevado até a segunda etapa, a ideia de jogo é seguida fielmente pelos jogadores que são bravos guerreiros em campo. Esta equipe e Amorim, merece muito reconhecimento!
Sporting - Ruben Amorim (Análise Tática)
Published:

Sporting - Ruben Amorim (Análise Tática)

Análise Tática da equipe do Sporting CP, comandada pelo jovem treinador português: Ruben Amorim

Published: